Os Conventions & Visitors Bureau (CVBx) são instituições presentes em diversos países que unem os empresários com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e promover o turismo local, consequentemente aumentando o fluxo de turistas e a geração de receita para todos os empresários. No Brasil, os CVBx são entidades privadas, apartidárias, não governamentais, e não possuem fins lucrativos.
Em Maricá, o CVB foi criado em 5 de julho de 2018, com o compromisso de alinhar o forte desenvolvimento econômico da cidade com a necessidade de aperfeiçoar o turismo de lazer e de negócios em diversos aspectos, como na gastronomia, entretenimento, em eventos rurais, e festivais.
– Presidente do Maricá CVB, Paulo Santos.
MISSÃO
Unir empresários, órgãos públicos, e associações de Maricá em prol do desenvolvimento do turismo de lazer e negócios.
VISÃO
Queremos nos tornar referência em desenvolvimento e apoio ao turismo de lazer e negócios para o setor privado e público em Maricá.
VALORES
Inovação, Resultados, Ética, Profissionalismo, Empreendedorismo.
Diretoria e Conselho Fiscal
Paulo Cesar dos Santos
Presidente
Maria Regina Bastos Sebould Gomes Perreira
Vice-Presidente
Alexandre Braz Pietro Bom
Diretor de Administração e Finanças
Edmar dos Santos Tavares
Diretor Secretário
Matheus de Melo Figueira Rodrigues
Diretor De Novos Negócios
Eduardo Carlos De Souza
Conselheiro Fiscal Titular
Alessandro Andrade De Souza
Conselheiro Fiscal Titular
Christiane de Castro São Bernardo
Conselheiro Fiscal
Marcelo Da Matta Machado
Suplente
Diretoria
Paulo Cesar dos Santos
Maria Regina Bastos Sebould Gomes Perreira
Alexandre Braz Pietro Bom
Edmar dos Santos Tavares
Matheus de Melo Figueira Rodrigues
Conselho Fiscal
Eduardo Carlos De Souza
Alessandro Andrade De Souza
História do Convention & Visitors Bureau
A falta de pró atividade de empresários da cidade Detroit, em 1896, no Estados Unidos, incomodou o jornalista Milton Carmichael, do The Detroit Journal, que escreveu o artigo desencadeador para a formação do primeiro Convention & Visitors Bureau. Em sua matéria, incitava hoteleiros a trazer eventos para garantir a ocupação dos quartos e, consecutivamente, gerar renda para a cidade. Essa união da rede hoteleira fez surgir o Detroit Convenion & Businessmen League, e mais tarde o próprio jornalista virou o representante de vendas do destino, tornando-se o primeiro captador de eventos da história.
Organizações similares em cidades pela América do Norte e Europa foram surgindo. Em Londres adotaram a palavra Convention Bureau, e com o passar dos anos “visitors” foi agregado.
O Brasil foi pioneiro na América do sul, com o surgimento do São Paulo Convention & Visitors Bureau, em 1983. E posteriormente na cidade do Rio de Janeiro, em 1984. Agora, só no estado há dezoito CVBx.