Os Conventions & Visitors Bureau (CVBx) são instituições presentes em diversos países que unem os empresários com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e promover o turismo local, consequentemente aumentando o fluxo de turistas e a geração de receita para todos os empresários. No Brasil, os CVBx são entidades privadas, apartidárias, não governamentais, e não possuem fins lucrativos.
Em Maricá, o CVB foi criado em 5 de julho de 2018, com o compromisso de alinhar o forte desenvolvimento econômico da cidade com a necessidade de aperfeiçoar o turismo de lazer e de negócios em diversos aspectos, como na gastronomia, entretenimento, em eventos rurais, e festivais.
– Presidente do Maricá CVB, Paulo Santos.
MISSÃO
Unir empresários, órgãos públicos, e associações de Maricá em prol do desenvolvimento do turismo de lazer e negócios.
VISÃO
Queremos nos tornar referência em desenvolvimento e apoio ao turismo de lazer e negócios para o setor privado e público em Maricá.
VALORES
Inovação, Resultados, Ética, Profissionalismo, Empreendedorismo.
Diretoria e Conselho Fiscal
Paulo Cesar dos Santos
Presidente
Ygor de Sousa Afonso Oliveira
Vice-Presidente
Alexandre Braz Pietro Bom
Diretor de Administração e Finanças
Edmar dos Santos Tavares
Diretor Secretário
Matheus de Melo Figueira Rodrigues
Diretor De Novos Negócios
Alessandro Andrade De Souza
Conselheiro Fiscal Titular
Patrícia Santos Franco
Conselheiro Fiscal Titular
Lara Bastos Corrêa
Conselheiro Fiscal Titular
Ana Paula Almeida Kaippert
Suplente
Diretoria
Paulo Cesar dos Santos
Ygor de Sousa Afonso Oliveira
Alexandre Braz Pietro Bom
Edmar dos Santos Tavares
Matheus de Melo Figueira Rodrigues
Conselho Fiscal
Alessandro Andrade de Souza
Patrícia Santos Franco
Lara Bastos Corrêa
Ana Paula Almeida Kaippert
História do Convention & Visitors Bureau
“A falta de pró atividade de empresários da cidade Detroit, em 1896, no Estados Unidos, incomodou o jornalista Milton Carmichael, do The Detroit Journal, que escreveu o artigo desencadeador para a formação do primeiro Convention & Visitors Bureau. Em sua matéria, incitava hoteleiros a trazer eventos para garantir a ocupação dos quartos e, consecutivamente, gerar renda para a cidade. Essa união da rede hoteleira fez surgir o Detroit Convention & Businessmen League, e mais tarde o próprio jornalista virou o representante de vendas do destino, tornando-se o primeiro captador de eventos da história.
Organizações similares em cidades pela América do Norte e Europa foram surgindo. Em Londres adotaram a palavra Convention Bureau, e com o passar dos anos “visitors” foi agregado.
O Brasil foi pioneiro na América do Sul, com o surgimento do São Paulo Convention & Visitors Bureau, em 1983. E posteriormente na cidade do Rio de Janeiro, em 1984. Agora, só no estado há vinte e dois CVBx e presença em 37 cidades.”