O Reflexo da Pandemia nos pequenos negócios

O Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) publicou a segundo edição da pesquisa sobre o impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios em 2020. Os resultados mostram principalmente as adaptações feitas pelas pequenas empresas brasileiras para sobreviver a crise gerada pela pandemia.

Dentre os 17,2 milhões de pequenos negócios existentes, a pandemia mudou o funcionamento de 5,3 milhões (31%), e 10,1 milhões interromperam as atividades temporariamente (58,9%).

Dentre as empresas que continuaram funcionando até o momento da pesquisa, 42% se adaptaram para realizar entregas online ou pela região que atendem. 41% atendem fisicamente, quando a leis municipais de saneamento permitem, e apenas 21,6% trabalham de forma completamente remota.

Antes da pandemia

A pesquisa revela que até mesmo antes da pandemia, a situação de pequenas empresas brasileiras não era favorável. A maioria delas (73%) já apresentava problemas financeiros. Dentre esses 73%, quase a metade considerou que a empresa tratava de problemas razoáveis ou simples, que não levariam ao fechamento do negócio. Outras 24% afirmaram que a situação já estava alarmante.

Maior Custo

Em mais da metade das empresas abordadas na pesquisa, o principal custo apresentado foi com o salário dos funcionários, dessa forma, quase 20% das empresas reduziram o número de colaboradores. A média de demissões após o inicio da pandemia foi de três funcionários por empresa.

Imagem retirada do site Pixabay

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Fonte: IBGE – 2° Edição do Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos negócios