Conheça os programas de retomada do turismo: Turismo Consciente e Maricá Recebe Maricá Protege

Em virtude das diferentes estratégias tomadas pelos municípios para frear o avanço do coronavírus, a Secretaria do Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) criou a plataforma Turismo Consciente, que tem por objetivo fornecer informações atualizadas aos turistas sobre as ações tomadas pelas diferentes prefeituras municipais , como por exemplo, saber se há barreiras sanitárias vigentes e se pontos turísticos estão abertos ao público. Além disto, o serviço mostra aos turistas quais estabelecimentos já voltaram a funcionar se comprometendo a seguir as regras criadas pelas autoridades sanitárias.

As empresas de todo o estado podem se cadastrar gratuitamente no site para adquirir materiais e manuais de regras sanitárias e o Certificado do Turismo Consciente. O objetivo principal desta ação é orientar empresas e turistas para a retomada das atividades ao setor mais afetado durante a pandemia, que já acumulou um prejuízo de R$ 62 bilhões de reais até o mês abril, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Maricá Recebe Maricá Protege

Visando a retomada do turismo em Maricá, a Secretaria de Turismo criou o programa Maricá Recebe Maricá Protege. O objetivo é auxiliar os meios de hospedagem, bares e restaurantes na retomada de serviços dentro de um novo normal, dessa forma, a cidade irá se transformar em um destino seguro para os seus turistas.

O programa irá oferecer orientações técnicas no cumprimento de regras sanitárias de acordo com os decretos municipais, diretrizes de estratégias de funcionamento mediante ao novo normal, e auxílio do registro do Cadastur para a obtenção do selo do Turismo Consciente.

Todos os estabelecimentos dos ramos de negócio atendidos pelo o programa que já estão cadastrados no aplicativo Maricá Oficial e no site do Maricá CVB serão contactados, sendo que na primeira etapa do projeto, que começa nesta terça (04/08), somente os meios de hospedagem serão chamados. Caso o estabelecimento não esteja presente em nenhuma dessas plataformas, será necessário entrar em contato através do telefone (21)3731-2901 ou do celular (21)96540-7012.

Os estabelecimentos que se enquadrarem no programa Maricá Recebe Maricá Protege e no Selo Turismo Consciente estarão aptos a serem divulgados pela Prefeitura de Maricá, já os que optarem por não aderir as ações, que visam a retomada do turismo consciente na cidade, serão impedidos de serem promovidos pelo município.